Cada empreendedor bem-sucedido tem uma história diferente para contar. Mas elas sempre têm muitos pontos em comum e são fontes de inspiração e aprendizado para quem busca a fortuna. A escalada de Carlos Roberto Martins, criador da escola de idiomas Wizard, começou bem cedo. Aos dez anos, o garoto já percorria as ruas de Curitiba vendendo as roupas infantis costuradas por sua mãe. "Minha maior alegria era voltar para casa, ao anoitecer, com as sacolas vazias e os bolsos cheios de notas", lembra o empresário. O menino que adorava ganhar dinheiro cresceu e aprendeu as primeiras palavras em inglês com missionários mórmons. Sonhou em "fazer a América" e, aos 17 anos, já trabalhava em restaurantes em New Jersey, nos Estados Unidos. Em 1982, estudou estatística e análise de sistemas na Brighan Young University, em Utah. Lá, trabalhou como instrutor no centro de treinamento de idiomas da universidade e sonhou em montar uma rede de ensino de inglês no Brasil.
A idéia era montar uma franquia, sistema de licenciamento de marca até então pouco conhecido por aqui.Hoje, duas décadas depois de abrir sua primeira escola de inglês, em Campinas, ele lidera uma rede com 1.220 estabelecimentos no País, com 500 mil alunos e um faturamento anual de R$ 750 milhões. Deu tão certo que até mudou o nome para Carlos Wizard Martins, incorporando a própria marca em seus documentos pessoais. A primeira lição é que é preciso, antes de tudo, ter ambição. "Sobe na vida quem tem motivação para subir", afirma Afonso Otávio Cozzi, professor de empreendedorismo e inovação na Fundação Dom Cabral, uma escola de negócios de Minas Gerais. "O empreendedor tem a chance de montar um negócio com base em um sonho pessoal. O empregado, muitas vezes, vive o sonho dos outros", diz Cozzi.
Para ter sucesso, o empreendedor precisa não só acreditar em suas propostas, mas também convencer os outros de sua viabilidade. Quando começou, o dono da Wizard prometeu aos seus primeiros alunos que eles poderiam aprender inglês em 24 horas, num curso baseado na conversação. "Provei que era possível ensinar 100 frases por hora. Depois de 24 horas/aula, o aluno domina 2.400 frases e já consegue se comunicar em inglês", afirma Martins. "O entusiasmo o leva a contratar mais 24 horas e a seguir aprendendo." O mercado comprou sua idéia e aproveitou a onda das franquias para expandir os negócios. Como tinha planejado, desde o início. "O sucesso não acontece por acaso", insiste. "Planejamento é fundamental."
Desde pequeno, ele gostava de ganhar dinheiro. Depois de estudar e trabalhar nos Estados Unidos, voltou ao Brasil com uma idéia diferente: ensinar inglês em 24 horas. Em menos de 20 anos, Carlos Wizard Martins montou uma rede de 1.220 escolas, que faturam R$ 750 milhões. Tem filiais nos Estados Unidos, no Japão e em Portugal. Franqueados empregam cerca de 15 mil pessoas.A Wizard tem um modelo de negócio centrado na excelência operacional, o que lhe permitiu abrir franquias, tendo em vista o desejo de muitas pessoas por serem donas de um negócio semelhante, cujo modelo operacional estava consolidado e muito bem sucedido.Fonte:
Revista Isto É - Edição n. 1924 - 06 de setembro de 2006
empreendedorismo sem sorte, pra mim é nada! tem cara q tem uma boa ideia, rala, rala e não dá em nada!! to errada?
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